sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Use luz para decorar!




Poucas pessoas ousam usar a iluminação da residência para decorar um ambiente ou um evento. É comum usar apenas um ponto de luz central para iluminar os cômodos da casa, sem mesmo analisar se esta seria a melhor maneira. Na contramão dessa tendência, a moda agora é investir em colunas, abajures e pendentes. Além de proporcionar um leque de opções para iluminação do mesmo ambiente ainda pode-se criar outras “atmosferas” para diferentes necessidades em ocasiões distintas.

Antes de investir na iluminação é preciso analisar certos fatores que podem influenciar no resultado, como, estilo, atividades que serão realizadas, objetos a serem destacados e clima desejado. Estes cuidados podem refletir diretamente na conta de luz, portanto, vale a pena o esforço!



Aqui seguem algumas dicas para facilitar a decoração da sua casa:

Iluminação Geral: define o espaço e torna-o visualmente confortável. Quando é direcionada ilumina melhor os planos de trabalho (mesas, bancadas e balcões), tornando o uso da luz mais eficiente e mais econômica.

Iluminação Indireta: A utilização de colunas, abajures ou arandelas proporciona conforto visual na medida em que clareia paredes e teto. Iluminação de destaque: leva luz extra focalizada para objetos ou superfícies selecionados como quadros, estantes etc.

Iluminação de tarefas: como o próprio nome diz, é usada em áreas onde se realiza algum tipo de trabalho (ler, escrever, cozinhar, lavar, jogar etc). Mas a colocação da luminária requer alguns cuidados para que não produza sombras e nem atrapalhe a atividade. Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz bem difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral,mas luz de velas cai muito bem em um jantar romântico ou em um evento.



Não fica lindo?

Nenhum comentário: