terça-feira, 10 de junho de 2014

Menu Dia dos Namorados

ENTRADA
Creme de Cogumelos


Ingredientes:

1/2kg cogumelos fatiados
1 cebola média
1 colher de manteiga
1/2 xicara de vinho tinto seco
500ml de creme de leite fresco
Massa folhada
Parmesão Ralado

Refogue 1/2kg de cogumelos frescos fatiados com uma cebola média picada e uma colher de chá de manteiga. Acrescente meia xícara de vinho tinto seco, abaixe o fogo e deixe que cozinhe por 15 minutos. Adicione 500ml de creme de leite fresco e mexa cuidadosamente. Desligue o fogo e reserve.
Estique a massa folhada na bancada e corte em círculos.
Coloque o creme nos ramequins, enchendo somente até um pouco mais da metade. Polvilhe parmesão ralado e tampe com os círculos de massa, virando a sobra de meio centímetro para baixo, apertando cuidadosamente com os dedos, fazendo uma bordinha. Não precisa passar água nem ovo para que a massa grude no ramequim. Basta apertar firmemente.
Pincele uma gema de ovo sobre a massa e leve ao forno alto por dez minutos ou até que a massa asse.

RECEITA DO BLOG: COZINHA PEQUENA
http://cozinhapequena.com/creme-de-cogumelos/

PRATO PRINCIPAL
Risoto de Bacalhau, Uva-passa e Salsa


Ingredientes:

2 xícaras de café (bem cheias) de arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 cebola média cortada bem miudinha
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
1 taça de vinho branco
1 1/2 litros de caldo de legumes ou de peixe
queijo parmesão ralado na hora
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de uva-passa branca
150 gramas de bacalhau desfiado

Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco, você vai perceber que o risoto ficará vermelho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo, acrescendo caldo e o bacalhau.
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Acrescente a salsinha e a uva-passa. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Normalmente, eu não coloco sal nos meus risotos, ainda mais esse com bacalhau. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente com o queijo ralado.

RECEITA DO BLOG: COZINHA TRAVESSA
http://cozinhatravessa.com.br/post/receite-de-risoto-de-bacalhau-uva-passa-e-salsa/

SOBREMESA
Cheesecake de Nutela


Ingredientes:
200 g (1 pacote) de bolacha maisena
120 g (2/3 de xícara) de manteiga
300 g (2 potes pequenos) de cream cheese
1 colher de chá de extrato de baunilha
60 g (1/3 de xícara) de açúcar
250 ml (1 xícara) de creme de leite gelado
350 g (1 pote grande) de Nutella
60 ml (1/4 de xícara) de creme de leite (esse é para a cobertura)

Triture a bolacha maisena no liquidificador ou processador. Pode até ficar pedacinhos pequenos, mas o ideal é deixá-la como uma farinha. Misture a manteiga nela até formar uma massa e esparrame pela forma, subindo até as bordas também. Leve para a geladeira enquanto prepara o recheio.
Bata o creme de leite na batedeira ou na mão até que ele fique consistente como um chantilly. Cuidado pra não bater demais, o ponto é quando você tira o batedor e vê que se formaram picos leves – o creme de leite deixou de ser um líquido espesso e virou uma substância mais firme. Dá pra fazer tranquilamente na mão, não é necessário bater por muito tempo pra isso. Isso deixa o recheio mais aerado e mais firme também. Misture o cream cheese e o açúcar, na batedeira ou na mão. Não precisa bater muito, é só deixar tudo bem misturado. Prefiro usar nessa receita o açúcar refinado pois como o recheio não vai ser assado, o açúcar cristal deixa uma textura meio arenosa. Coloque sobre a massa e volte para a geladeira.
Misture a Nutella com o creme de leite. Fica uma cobertura mais grossa e firme. Se preferir que seja como uma calda, adicione um pouco de leite até que ganhe a consistência preferida e só a coloque sobre a cheesecake mais na hora de servir. Coloque por cima. Se quiser, decore usando creme de leite e um palito, como mostrado no vídeo. O ideal é deixar no minimo 12 horas na geladeira pra ficar na consistência certa (eu costumo deixar da noite pro dia), mas se você não tiver esse tempo todo deixe por pelo menos 2 horas antes de servir. Rende uma cheesecake média, com cerca de 8 pedaços – usamos uma forma com diâmetro de 22 cm.

RECEITA DO BLOG: CHATA DE GALOCHA
http://chatadegalocha.com/2014/06/receita-de-cheesecake-de-nutella-o-chef-e-a-chata/

2 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia! Adorei as receitas!

Anônimo disse...

Nossa!!! Tudo parece tão bom... Vou colocar em prática! Adorei o novo blog!